O projeto Erasmus + é sem dúvida uma experiência única na minha vida de estudante. Forma ímpar de conhecer outro país, outra língua, outros costumes, novas pessoas e novos métodos de trabalho.
Cíntia Lima Sequeira
Dublin julho 2018
O projeto Erasmus + é sem dúvida uma experiência única na minha vida de estudante. Forma ímpar de conhecer outro país, outra língua, outros costumes, novas pessoas e novos métodos de trabalho.
Cíntia Lima Sequeira
Dublin julho 2018
Comecei a estudar na ETPS em 2015 e tinha ouvido comentários menos positivos em relação a esta escola que rapidamente foram substituídos por 3 dos melhores anos da minha curta vida.
A ETPS foi a melhor escola que passei até hoje, onde nas relações entre professores e alunos cresce também uma amizade e uma relação de entreajuda.
Uma lição que está escola me ensinou, é que há tempo para tudo. Há tempo para aprender, para crescer mas também para nos divertirmos. Nem todas as escolas são assim e poucas são as escolas que nos fazem sentir em casa como a ETPS faz. São laços que criamos com os amigos, funcionários e professores. Aprendemos com eles e eles apreendem connosco, brincamos, aprendemos, rimos e estamos lá uns para os outros, somos uma família.
Para além disso tudo, ainda tive o prazer de fazer estágio em Erasmus e que experiência incrível! Fiz estágio na Irlanda onde fomos acompanhados pelos professores durante toda a experiência. Sei que não conseguia ter uma experiência tão enriquecedora se não fosse pela ETPS!
Mesmo passados 2 anos continuo a considerar a ETPS parte da minha família e adorava poder voltar a repetir esta jornada e encorajo a todos os que têm essa oportunidade para a aproveitarem!
Mariana Silva Pinto
Técnico de turismo ambiental e rural
-” Sou mãe do José e do António, ambos alunos da escola tecnológica da Sertã.
O José já terminou, quando ele entrou para a ETPS, foi talvez a primeira vez, depois da primária que o vi entusiasmado e feliz por ir para a escola, foi um percurso muito feliz.
Sempre gostou de colaborar e ajudar, e a ETPS deu-lhe essa oportunidade, desde fazer tarefas de melhoramentos na escola a participar nas aulas de informática na Academia Sénior.
A ida para erasmus foi o culminar de um percurso muito feliz.
O feedback positivo do José em casa motivou logo desde cedo o António a querer também ir pra a ETPS fazer o secundário.
Iniciou no ano transato e sempre também muito motivado e feliz, especialmente pela proximidade dos professores e interesse que têm no sucesso do aluno.
Agradeço aos professores e toda a equipa da ETPS o empenho e dedicação que colocam diariamente no vosso trabalho, que permite o sucesso dos alunos.”
José e António
Considero o Erasmus um incentivo ao desenvolvimento da vertente humana, considerada já tão importante como os conhecimentos técnicos aprendidos no meu Curso de Turismo. O que nos ajuda a distinguir é o que somos como pessoas e como agimos perante as situações do dia-a-dia. E isso só experiências como o programa Erasmus nos ajuda a desenvolver.”
Mariana Silva Pinto
Dublin julho 2018
Iniciei a minha formação em 1996, na altura com 17 anos, no curso profissional, técnico de construção civil, na ETPS, que me acolheu e acarinhou, desde logo como “um filho da casa”…
No final do curso, após o estágio, fui convidado a ingressar num gabinete de projectos da sertã, desafio que abracei com paixão e dedicação.
Em 2004 iniciei o CET (curso de especialização tecnológica) de construção civil, formação que foi um importante complemento de conhecimento, bem como de competência profissional, que me permitiu a inscrição como ATAE (Agente Técnico de Arquitectura e Engenharia).
Ao longo do curso adquirem-se conhecimentos técnicos e culturais, fundamentais que nos ajudam na realidade, no campo do trabalho, aprendemos como lidar e resolver as situações que nos vão surgindo no dia-a-dia, nunca esquecendo a necessidade da formação continua e a adaptação constante para acompanhar a evolução dos mercados.
Em 2004 iniciei também uma nova etapa e a concretização de um sonho… Nascia a RSPROJECTOS.
A RSPROJECTOS é hoje uma pequena empresa, dedicada aos projectos e construção, constituída por cerca de 12 colaboradores, 3 técnicos na área de projecto e orçamentação, 2 deles oriundos da ETPS e 9 operários dedicados á componente de Obra.
Efetivamente o conhecimento e o reconhecimento só é possível com dedicação, esforço, capacidade de trabalho e acima de tudo humildade.
Deixo aqui o eterno obrigado não pelo só pela oportunidade do testemunho, mas também ao bom nome de todos que por aí passaram ou venham a passar pois, a ETPS é detentora de uma experiência na área do ensino Profissional de longa data e merecidamente reconhecida.
Realçar ainda, o excelente relacionamento que existe entre os professores, funcionários e os alunos, que me marcaram a mim e aos meus colegas para a vida, nesta pequena história que conta já com 24 anos…
Ricardo Silva
Arquiteto
Confesso que esta foi uma experiência muito positiva para mim. Tive a oportunidade de conhecer um país novo, diferentes formas de trabalho e organização, novos métodos e orientações. Tive ainda muito prazer nas pessoas que conheci, do carinho, ensinamentos e atenção que tive dos meus colegas Irlandeses.
Jose pedro Farinha Ribeiro
Dublin julho 2018
Olá, sou Tânia Batista Natural de São Tomé. Há 5 anos atrás mudei para Portugal fazer um curso profissional na escola Profissional de Sertã, decisão esta que mudou por completo a minha vida uma vez que deixei no meu País de origem meus familiares, amigos.
Durante os 3 anos de curso não posso dizer que tudo foi fácil para mim e nem para meus colegas, ao longo do curso tivemos algumas dificuldades como era de esperar, mas as equipas ETPS trabalharam incansavelmente para que as minhas /nossas dificuldades fossem suprimidas. Tivemos apoio dos professores e da direção.
Senti-me muito feliz quando a ETPS me proporcionou a oportunidade de realizar o meu último estágio através do programa ERASMUS+. Foi experiência inesquecível que levarei para vida toda.
Não posso negar que a ETPS foi uma ferreamenta chave muito importante para o meu processo de formação académica. Estudar o curso de Informática de Gestão foi sem dúvida um caminho para alcançar os objetivos que hoje cumpro. Atualmente sou trabalhadora/estudante no curso de Contabilidade e Gestão no Instituto Politécnico da Lusofonia, curso este que é o complemento do anterior que concluí estudei no ensino profissional. No momento sou funcionaria na Churrasqueira (Rei dos Frangos). Apesar de não estar ligado à formação que frequento é o meio que possibilita me a pagar o curso.
Ser trabalhadora estudante é um processo muito complicado isto porque tens o tempo apenas para estudar e trabalhar. Contudo, é uma decisão que tomei quando terminei o curso profissional. Apesar de não estar a ser nada fácil, não me arrependo de a ter tomado porque é algo que gosto e sei daqui a alguns anos serei a pessoa que tanto quero tornar na vida.
Quero deixar expresso meus sinceros agradecimentos a todos os que colobolaram direta ou indiretamente tornaram possível a realização dos meus sonhos.
Agradecer em particular a direção de ETPS por ter me recebido e por ter me ajudado nestes 3 anos e acima de tudo ter acreditado que seria capaz de alcançar os objetivos propostos.
Tânia Batista
Técnico de informática de gestão