Indicadores da Qualidade

 

Embora o Quadro EQAVET inclua um conjunto vasto e complexo de indicadores, entendeu-se por questões de ordem prática que, num primeiro ciclo de implementação, apenas iriam ser trabalhados um conjunto reduzido de indicadores que, numa abordagem de processo-produto/resultado, permite a obtenção de informação que sustente a fase de revisão no processo cíclico de melhoria contínua da oferta de EFP.

Taxa de conclusão

Permite verificar a percentagem de alunos/as que: completaram cursos de EFP inicial (isto é, que obtêm uma qualificação), desistiram do curso antes da sua conclusão, não foram aprovados (isto é, frequentaram até final mas sem aprovação), em relação ao total de alunos/as que ingressam nesses cursos.

Indicador 4: taxa de conclusão dos cursos

  • Resultado das turmas do triénio 2014-2017: 52,4 %
  • Resultado das turmas do triénio 2015-2018: 56,5%
  • Resultado das turmas do triénio 2016-2019: 23,33%

Taxa de colocação

Permite verificar a proporção de alunos/as que completaram um curso de EFP e que estão no mercado de trabalho, em formação (incluindo ensino superior), ou outros destinos, no período de 12-36 meses após a conclusão do curso.

Indicador 5: taxa de colocação –entre os alunos diplomados percentagem de empregabilidade e/ou prosseguimento de estudos:

  • Resultado das turmas do triénio 2014-2017: 81.8%
  • Resultado das turmas do triénio 2015-2018 :100%

Utilização das Competências

Permite verificar a percentagem de alunos/as que completaram um curso de EFP e que trabalham em profissões diretamente relacionadas com o curso/área de formação que concluíram.

Indicador 6: Percentagem de alunos que completaram o curso e que trabalham em profissões diretamente relacionadas com o curso/área de educação e formação que concluíram

  • Resultado das turmas do triénio 2014-2017: 18,2%
  • Resultado das turmas do triénio 2015-2018: 7,7%
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