Alunos da Escola Tecnológica na Irlanda e em França

Como tem sido recorrente desde o ano letivo de 2008/09, ano em que estiveram em Sevilha os primeiros alunos da Escola Tecnológica e Profissional de Sertã, no final do seu ciclo formativo, muitos alunos do 12º ano continuam a optar por realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho ao abrigo do Programa Erasmus+. No corrente ano letivo, 8 alunos do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão e um do Curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, viajaram no dia 25 de maio para Dublin onde realizarão a sua Formação em Contexto de Trabalho. Os formandos, acompanhados inicialmente, pelos professores Manuel Dias e Teresa Relvas,  permanecerão na capital da República da Irlanda até ao dia 22 de julho.

Depois de um período inicial de adaptação aos respetivos domicílios, em famílias de acolhimento e à cidade onde decorrerão as diversas formações e visitas guiadas, com passagem por diversos pontos de interesse desta cidade, capital da República da Irlanda, os alunos iniciaram no dia  29 o seu período de dois meses de trabalho em diferentes e importantes empresas da Cidade.

De referir ainda que para além dos alunos que optaram por estagiar em terras lusas, os restantes alunos do 12º ano do Curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, acompanhados pelo professor José Nunes, optaram por cumprir este programa em França, nos arredores da cidade de Toulouse e na Guiana Francesa, onde terão ocasião de aprofundar os seus conhecimentos na área do Turismo.

Manual Dias (Autor)

 

Testemunhos dos Alunos

Inês Lobato

Desde o primeiro dia a adaptação ao país foi muito boa, graças à sua cultura, e ao facto de termos a presença do professor Manuel Dias e da professora


Acolhimento superou todas as expectativas, foram divertidos e basicamente adotaram-nos, a ponto de conhecermos mais pessoas dessa família.Fizeram-nos sentir em casa! Também no local de estágio as expectativas foram superadas, as horas de trabalho e convívio com os colegas do departamento foram as melhores! Não só aprendi imensa coisa e tive muitas responsabilidades como conheci pessoas incríveis de 9 países diferentes, estar com elas diariamente mesmo em contexto de trabalho fizeram com que eu quisesse voltar a repetir a experiência novamente. Aconselho vivamente a que outros alunos que tenham a mesma oportunidade a saibam aproveitar.
 Teresa Relvas connosco, o que fez com que pudéssemos ter uma primeira impressão e noção da cidade de Dublin. A família de acol

Dublin julho 2018

 

Cíntia Lima Sequeira

O projeto Erasmus + é sem dúvida uma experiência única na minha vida de estudante. Forma ímpar de conhecer outro país, outra língua, outros costumes, novas pessoas e novos métodos de trabalho.

Dublin julho 2018, na empresa The Shelbourne Hotel.

 

Mariana Silva Pinto

Considero o Erasmus um incentivo ao desenvolvimento da vertente humana, considerada já tão importante como os conhecimentos técnicos aprendidos no meu Curso de Turismo. O que nos ajuda a distinguir é o que somos como pessoas e como agimos perante as situações do dia-a-dia. E isso só experiências como o programa Erasmus nos ajuda a desenvolver.

Dublin julho 2018, na empresa Maldron Hotel Dublin Airport

 

Jose pedro Farinha Ribeiro

Confesso que esta foi uma experiência muito positiva para mim. Tive a oportunidade de conhecer um país novo, diferentes formas de trabalho e organização, novos métodos e orientações. Tive ainda muito prazer nas pessoas que conheci, do carinho, ensinamentos e atenção que tive dos meus colegas Irlandeses.

Dublin julho 2018, na empresa – Conns Cameras, Dublin

Comentários

Menu