A ETPS e o Troviscal, uma Freguesia com Histórias

Durante este ano letivo, os alunos do 12.º Ano do Curso Profissional de Técnico de Secretariado da Escola Tecnológica e Profissional de Sertã (ETPS) promoveram variadíssimas atividades, inseridas nas suas provas de Aptidão Profissional para a conclusão do 12.º ano de escolaridade.

A aluna Margarida Nogueira, para aplicar os conhecimentos e competências adquiridos ao longo dos 3 anos de formação, organizou e planeou duas atividades, que permitiram explorar a natureza envolvente e a história da Freguesia do Troviscal: um Passeio Pedestre seguido de um Colóquio, com convidados especiais e um Passeio de Motas.

Para a realização do passeio pedestre, a aluna escolheu o percurso PR7 – Rota da Celinda, que liga a Sertã à aldeia do Troviscal, local de grande interesse para a aluna, por ser a terra das suas origens. Durante a caminhada foi possível admirar as paisagens das margens da ribeira da Sertã e vários elementos típicos de uma vida rural que completam estas duas freguesias, num dia com sol envergonhado e onde a chuva fez uma pausa (18 de abril).

 

Na segunda parte da atividade, o Colóquio “As lições do passado são pistas para o futuro do Troviscal” contou com a colaboração do Sr. Manuel Nogueira Figueiredo, Presidente da Junta de Freguesia do Troviscal, do Sr. Rui Pedro Lopes, autor do livro “Troviscal e a sua história”, do Sr. José Nunes, Presidente da Junta de Freguesia da Sertã e do Professor Manuel Dias. Tornou-se num momento de partilha, pois permitiu fazer uma viagem ao passado da Freguesia e das suas ‘gentes’ e onde se projetou transformações para um futuro próximo.

  

O Passeio de motos aconteceu no passado dia 5 de maio. Tinha chegado o momento de realizar uma visita a alguns dos recantos da Freguesia do Troviscal com o auxílio de motorizadas e com a presença do Sr. Manuel Nogueira Figueiredo que narrou algumas curiosidades.

Um passeio pelas estradas municipais, passando por algumas aldeias (Várzea dos Cavaleiros, Carvalhal, Troviscal, etc.) e por recantos, alguns deles escondidos, no meio do arvoredo da freguesia do Troviscal. A vista do Picoto Rainho continua a tirar o folego de quem vai lá pela primeira vez e o recanto do Fragão, o Fojo da Serra, onde passa a Ribeira de Folga, serve de refúgio ao stress do dia-a-dia.

Quem participou nesta jornada aconselha a visita a estes espaços, sem deixar de lado um pequeno desvio à Praia Fluvial do Troviscal.

A responsável pela iniciativa agradeceu a todos os envolvidos, a presença e a amabilidade com que cooperaram nos dois passeios, (caminhada e de motos) e deixa o convite para visitarem a Exposição Fotográfica das atividades, que se encontra nas instalações da ETPS e todos os lugares escondidos do Concelho da Sertã, nomeadamente na Freguesia do Troviscal.

Comentários

Menu